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A Dieta Cetogênica Funciona Bem para o Treinamento de Crossfit?



Matéria publicada no site www.boxrox.com em Fevereiro de 2018.

Does the Ketogenic Diet Work Well for Crossfit Training?
By John Mimms

Aperte o SAP! ;)

A Dieta Cetogênica Funciona Bem para o Treinamento de Crossfit?

Então, o que é dieta cetogênica? O que isso envolve? Isso ajudará você a atingir suas metas específicas de perda de gordura, de desempenho, de recuperação e saúde geral?

Você já ouviu falar da dieta cetogênica?

A dieta ceto foi originalmente desenvolvida pelo Dr. Russell Wilder em 1924 como uma forma de combater a epilepsia.

Como prescritor de dieta cetogênica, eu ajudei muitas pessoas, incluindo atletas ao longo dos anos a transformarem suas condições de saúde física e mental usando a dieta cetogênica. Então, eu pensei em compartilhar com você minha experiência com a ceto e alguns dos benefícios da dieta que você provavelmente não sabia sobre suas taxas de sucesso com atletas, e particularmente aqueles que estão experimentando um programa de CrossFit.

O QUE É A DIETA CETOGÊNICA?
Antes de explicar por que a ceto é benéfica para o crossfit, acho que devo explicar o que ela é. Basicamente, esta dieta é uma dieta pobre em carboidratos, rica em gordura e adequada em proteína. A dieta cetogênica pode ajudar uma pessoa a perder peso e melhorar sua saúde geral, reduzir o açúcar no sangue e estabilizar os níveis de insulina no corpo.

A dieta cetogênica, às vezes chamada de ceto, compartilha algumas semelhanças com a Dieta Atkins ou com a dieta pobre em carboidratos (low-carb). A ideia é que a energia é queimada das gorduras e das proteínas, ao invés dos carboidratos. A redução de carboidratos em sua ingestão nutricional pode colocá-lo em um estado chamado de "cetose".

COMO FUNCIONA A DIETA CETOGÊNICA?
Cetose ocorre quando você consome dietas pobres em carboidratos (menos que 50 gramas) e ricas em proteínas, que por sua vez, faz o seu corpo ficar sem glicose, a qual é usada como combustível.

O corpo não tem outra opção senão começar a quebrar as proteínas e gorduras disponíveis para usar como fonte de energia, criando moléculas conhecidas como corpos cetônicos. Essas cetonas substituem a glicose e são usadas como combustível pelos músculos e pelo cérebro. Este processo pode causar perda de peso.

Um estudo realizado pelo The National Institute of Health revelou que o cérebro prefere cetonas à glicose. Certos indivíduos podem ser mais eficientes quando usam cetonas como combustível do que quando usam glicose. Eu ouço muitas pessoas que se queixam de que, embora não comam muita comida, ainda engordam. Ouça com atenção porque essa é a razão. Você pode não estar comendo muito, mas o que você está comendo pode ser carregado com excesso de carboidratos.

ENTÃO, POR QUE A CETO?
Os benefícios da dieta cetogênica incluem:

  • Ajuda a reduzir o apetite - A fome é um dos principais problemas que a maioria das pessoas enfrentam quando fazem dieta. É por isso que a maioria das pessoas desistem de suas dietas depois de apenas alguns dias. Uma das coisas sobre a dieta baixa em carboidratos é que reduz o apetite como se o estômago tivesse reduzido. Você não terá espaço para comida extra, confie em mim.
  • Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e insulina - Quando você come carboidratos, eles se transformam em açúcares simples, entram na corrente sanguínea e elevam os níveis de açúcar. Para controlar o pico de açúcar no sangue, o corpo tem que produzir muita insulina. Se você é resistente à insulina, isso vai ser um problema. Mas com uma dieta cetogênica, o açúcar no sangue não terá porque aumentar ou alterar.

Além desses benefícios, a dieta também ajuda a reduzir o açúcar no sangue, reverter os casos de síndrome metabólica e é terapêutico para o cérebro. A dieta cetogênica também pode ser usada para prevenir muitas outras doenças, como: câncer, doenças cardíacas, acne, diabetes, epilepsia, síndrome do ovário policístico e muito mais.

Também é conhecida por ajudar a melhorar o desempenho e a resistência dos atletas quando eles treinam. Então, finalmente, deixe-me explicar como a ceto pode trabalhar com crossfit como um jogo perfeito.

EFEITOS DA DIETA CETOGÊNICA EM ATLETAS DE CROSSFIT
Os atletas do Crossfit são um dos atletas mais resistentes de todos os tempos. Eles levantam pesos pesados e fazem um cardio rigoroso de forma consecutiva diariamente para aumentar seus níveis de força e desempenho.

Esses atletas precisam da resistência de um corredor e da força de um levantador de peso, e normalmente seu desempenho seria auxiliado por uma dieta rica em carboidratos.

No entanto, um estudo de seis semanas foi realizado na James Maddison University sobre o efeito de dietas de baixo carboidrato em um programa de crossfit. No estudo, 27 indivíduos foram separados em dois grupos de forma aleatória. Um grupo foi alimentado com uma dieta tradicional para atletas e o outro uma dieta cetogênica. Os resultados mostraram que o grupo com dieta cetogênica perdeu em média 3,5 kg, 3% de gordura corporal e quase 3kg de massa corporal gorda.

E quanto ao desempenho deles, você está se perguntando? Bem, é razoável acreditar que um treino de alta intensidade típico de um atleta crossfit exigiria uma alta ingestão de carboidratos para a força. Mas, o estudo revelou que ambos os grupos de indivíduos mostraram desempenho melhorado no mesmo grau em várias tarefas, como flexões, agachamentos, abdominais, etc.

A perda de gordura corporal e a massa muscular magra ajuda a realizar o treino de forma mais fácil e eficaz. A energia nas cetonas produzidas pelo corpo pode realmente produzir mais energia por molécula.

Enquanto a dieta cetogênica parece ser ótima para os atletas, há uma certa cautela que o nutricionista deve ter antes de começar. Os profissionais alertam que atletas ceto-adaptados que praticam exercícios em alta intensidade e longa duração podem ter seus desempenhos prejudicados devido a um estado prolongado de indisponibilidade de carboidratos e que são extremamente necessários nestes tipos de atividades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A dieta ceto promove muitas mudanças positivas no corpo. Facilita a perda de peso e ajuda a prevenir e tratar o corpo de algumas doenças, incluindo câncer, pré-diabetes e vários tipos de síndromes metabólicas.

A dieta cetogênica pode certamente ajudar os atletas de crossfit a aumentarem a resistência e reduzir o peso corporal. Embora os carboidratos sejam uma boa fonte de combustível para aumentar o desempenho em treinos de alta intensidade, a dieta ceto geralmente não contribui para uma perda de desempenho.

PONTO DE VISTA 449
Apesar do autor colocar diversos benefícios da dieta cetogênica, na prática observamos que poucas pessoas conseguem realmente manter uma dieta abaixo de 50g de carboidrato ao dia!

Além disso a perda de desempenho na alta intensidade é comum. Ele citou um estudo em que o desempenho não foi prejudicado, mas foi um estudo. Há vários que mostram o contrário, corroborando com o que observamos na prática.

Além disso para chegar aos 50g de carboidrato ao dia, a ingestão de alguns grupos alimentares ficará prejudicado como verduras, legumes, frutas e cereais integrais! O risco de uma deficiência nutricional deve ser levado em consideração.

A dieta cetogênica pode ser útil para algumas situações que envolvam problemas de saúde, no entanto ela não fará que o desempenho seja melhor comparado a uma "dieta tradicional".

O segredo é o equílibrio, carboidratos e gorduras na medida certa de acordo com a necessidade de cada atleta! Sem neuras e terrorismo nutricional.

Tradução feita pela Estagiária 449 Tássia Angeline - 1º semestre/2018









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