Tecla SAP


Isto é o mínimo que você vai pesar este ano. Desculpe.



Matéria publicada no site www.nytimes.com em 3 de Outubro de 2016.

This Is Probably the Least You’ll Weigh All Year. Sorry.
By Niraj Chokshi

Aperte o SAP! ;)

Isto é o mínimo que você vai pesar este ano. Desculpe.

Parabéns. Se você se parece em algo com os americanos em um estudo feito por um professor da Universidade de Cornell, seu peso atingiu o mínimo por volta do final de outubro. Mas não fique muito empolgado, você provavelmente engordará em breve.

Daqui pra frente seu peso vai subir enquanto você passa pelas festas de fim de ano, e vai atingir um pico no dia de Ano Novo! Isto de acordo com uma publicação no The New England Journal of Medicine.
    
E o pior, esses quilos extras permanecem por algum tempo.

“Todo o peso acumulado nas últimas 10 semanas do ano, em média, leva em torno de 5 meses para ir embora”, diz o professor Brian Wansink da escola de negócios de Cornell. Ele conduziu um estudo com Elina Helander da Universidade de Tecnologia de Tampere na Finlândia e com Angela Chieh de Withings, uma companhia que vende dispositivos que monitoram a saúde.

Usando os dados de milhares de usuários das balanças wireless da Withings, os três acompanharam o ganho e perda de peso entre adultos nos Estados Unidos, Japão e Alemanha durante um ano, iniciando em agosto de 2012. Foram quase 1800 participantes americanos, por volta de 800 alemães e quase 400 japoneses.

Enquanto padrões diferentes foram encontrados em cada país, todos os três tiveram uma coisa em comum: a circunferência da cintura tendeu a aumentar nos 10 dias anteriores aos feriados.

“Sejam festas de escritório, recepções, festas com amigos, ou apenas você saindo pra comprar várias coisas e comer enquanto prepara as refeições, esta ascendente até as festas de fim de ano é real”, diz o professor Wansink.

O peso chega no pico por volta do Ano Novo nos Estados Unidos e na Alemanha. Já no Japão o pico fica por volta do mês de maio, perto do feriado “Golden Week” (Semana Dourada). E o peso atinge seu mínimo em dezembro no Japão, final de setembro na Alemanha e início de outubro nos Estados Unidos. E até abril os americanos continuam lutando contra os ganhos de fim de ano.

O peso subia em torno de 1% desde o seu mínimo até o seu máximo anual na Alemanha. Nos Estados Unidos e Japão, o peso flutuava em torno de 0,7% durante o ano, de acordo com o estudo.

Os resultados representam uma pequena parcela da população: os dados foram obtidos de adultos que possuíam uma balança wireless de aproximadamente U$150,00, sugerindo que os participantes eram motivados e mantinham seus pesos sob controle.

Mas, o professor Wansink argumenta, esses dados apenas confirmaram os padrões que ele e seus colegas encontraram.
 
“Mesmo entre os mais aplicados, uma população quase que ideal, parece não haver escapatória para o ganho de peso que vem com as festas de fim de ano.” Ele diz.

De fato, 1 dentre 4 dos participantes americanos era obeso, bem menos do que a média nacional que é de 1 ou mais dentre 3, de acordo com o Centers for Desease Control and Prevention. E além disso, o professor Wansink sugere, os participantes estudados ganharam menos peso e perderam o excesso mais rapidamente que a população em geral.

Por mais limitado que possa ser, a pesquisa pode ajudar a guiar os americanos a terem hábitos melhores, diz o professor Wansink.
“Ao invés de aparecer com uma nova resolução de fim de ano para perda de peso, seria bem melhor ter uma resolução de 1º de outubro para ganhar o mínimo possível de peso”, ele diz.

Subir na balança mais frequentemente durante as festas de fim de ano pode ajudar, ele diz. Os participantes que se pesaram quatro ou mais vezes durante a semana ganharam menos peso e perderam mais rapidamente, até o final de Janeiro.

Ponto de Vista 449
Apesar de não citar, o estudo provavelmente não foi realizado exclusivamente com indíviduos ativos. A atividade física ajuda a minimizar o impacto no peso corporal nas festas de fim de ano, no entanto se o descontrole alimentar for total naõ há atividade física que ajude, e o ganho de peso em excesso será certo.

Consideramos um "ganho de peso aceitável" algo em torno de 1 a 2Kg, que após o Ano Novo será eliminado nas próximas 2 semanas de Janeiro. Ganho em excesso faz com que se perca tempo no início do ano com "dieta pra emagrecer", e isso pode levar de 2 a 3 meses, atrasando a periodização para as competições do primeiro semestre.

Mantenha-se ativo, aproveite esse período de festas e não vá à forra em todos eventos sociais, limite os excessos alimentares a 4 a 6x no mês.









Clube449


Newsletter

Cadastre-se e receba e-mails com dicas e informações.

 
 

Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
clinica449 (skype)
contato@clinica449.com.br

CLSW 304 Bloco B Sala 103 - Sudoeste Brasília - DF | CEP: 70673-632

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.