BOLETIM449


FILTROS

Encontre mais facilmente o
Boletim 449 que deseja:


NEWSLETTER

Cadastre-se e receba e-mails com dicas e informações.

 
 



2017 | 1 de setembro
> Qualidades da mente para uma alimentação consciente






Quais são as qualidades da mente para a atenção plena e consciente do comer?

Nos últimos anos o tema Mindful eating (Comer com atenção plena) tem movimentado muitas pessoas a repensar suas relações com a comida. Os nutricionistas que são adeptos das abordagens de comportamento alimentar também têm inserido em sua prática pontos fundamentais para que as pessoas cada vez mais alcancem autocrítica, consciência e autonomia nas suas escolhas alimentares. Hoje gostaria de falar de algumas qualidades da mente ativa em prol da atenção plena ao comer, segundo a literatura científica:

NÃO JULGAMENTO: é importante que a gente se julgue em comer muito/pouco, errado/certo, em seguir ou não padrões de dietas ideais. É importante aprendermos a nos perceber comendo, nossos sentimentos e emoções sem julgamento, simplesmente observar!

PACIÊNCIA: cada pessoa é única e não podemos nos colocar num ritmo de mudança que não pertence a nós e, sim, às pressões externas. O importante é avançar, no seu próprio ritmo, pois o foco é a qualidade da mudança e o quanto ela contribui para novas percepções de como eu me alimento, de como eu me sinto comendo e de como fatores internos e externos contribuem para as minhas escolhas alimentares.

MENTE DE PRINCIPIANTE: sermos receptivos a novas possibilidades, mesmo que sejam a convite de profissionais nutricionistas que estão nos estimulando a ressignificar o comer mais saudável e adequado ao estilo de vida de cada um. Aprendendo com a experiência, ficamos mais abertos às tentativas.

NÃO RESISTÊNCIA: é importante que a experiência seja pactuada de forma ativa, sem ameaças, sem obrigações impostas. É claro que quando nós estamos com problemas de saúde a resistência quase que é não discutida. A mudança se torna obrigatória pelo bem da saúde e prevenção/tratamento do problema. No entanto, é importante que o alcance do objetivo seja destacado de forma consciente e positiva, sem ameaças e que a gente aprenda a mudar com a experiência.

ACEITAÇÃO: considero esta qualidade como uma das principais. Muitas pessoas não aceitam as suas relações com a comida e eu digo: ACEITE PARA MUDAR A SUA MENTE! Aceite o que se é para se transformar de forma contínua.

DESAPEGO: ao aceitar a condição da mudança de sua mente, a relação que foi construída com a alimentação de forma negativa/inadequada flui para um estágio sem julgamento, sem punições. Isso faz com que identifiquemos os chamados “sabotadores” do comer pleno e consciente e podemos criar caminhos para mudar a mente e a forma como comemos.

Assim, ao tomar uma decisão de mudança na sua alimentação, você permite exercitar a forma como come, como se relaciona com a comida, suas sensações, emoções e também quais são as principais barreiras internas e externas para a mudança.
MUDE A SUA MENTE PARA DEPOIS MUDAR SUA COMIDA!!!

Dúvidas? Sugestões? Escreva para mim: nutricionistapatricia@equipebemestar.com.br

Nutri Patrícia Martins - EQUIPE BEM ESTAR
Atendimento na 449! :)


---------------------



Muitas pessoas ainda pensam que a gestante deve comer por dois. Mas não, não devem!!

Devem sim comer por ela e pelo bebê, no sentido de que a alimentação da mãe vai interferir na saúde do feto. Já no que se refere à quantidade calórica, a gestação gera mesmo um aumento nas necessidades de calorias e nutrientes. Mas não chega a ser o dobro não.

É importante ter o cuidado com o ganho de peso na gestação, pois tanto a restrição calórica quanto o excesso trazem prejuízos para a mãe e o bebê.

A quantidade de calorias que uma gestante deve ingerir na gestação varia de mulher para mulher, de acordo com seu peso, altura, nível de atividade física. Mas para que vocês tenham uma ideia de quanto é esse aumento energético, trago os valores de referência dados pela OMS para o aumento das necessidades calóricas, que no 1º trimestre é de cerca de 85Kcal/dia, no 2º de 285Kcal/dia e no 3º de 475Kcal/dia. Percebam que nem chega perto de ser o dobro, considerando por exemplo a necessidade energética de uma pessoa na faixa de 1500Kcal.

Mas esses valores de adicional energético são #individualizados para cada gestante na consulta nutricional, de acordo com o planejamento que se faz de ganho de peso. A mesma coisa acontece com a alimentação, que deverá ser adequada em nutrientes e calorias para suportar essa maior demanda e o nutricionista é o profissional capacitado para transformar esse valores numéricos em #comida para você.

Portanto, coma bem, mas não por dois.

Nutri Izabela Cavalcante - ACOLHER NUTRIÇÃO
Atendimento na 449! :)


---------------------

Sobre o dia do Nutricionista - 31 de Agosto

 

Estamos juntos antes mesmo de pensarmos na 449... nossa história começou no primeiro semestre do Curso de Nutrição, em 1997. Afinidade pessoal, pelo esporte e pela Nutrição... assim fomos construindo o sonho de trabalhar com Nutrição Esportiva.

Em 2001 nos formamos e já abrimos a 449. Desde o início imaginamos uma Clínica onde vários profissinais da Nutrição poderiam trabalhar juntos, trocando ideias e aprendendo com esta troca.

Em 2006 tivemos a oportunidade de começar a receber nutricionistas para trabalhar com a gente. Cada nutricionista que passa pela 449 é um aprendizado para nosso crescimento pessoal e profissional.

Em 2011 nos tornamos ponto de estágio curricular para os alunos do último semestre do Curso de Nutrição da Universidade de Brasília. A partir desse ano começamos a dividir com futuros nutricionistas nosso conhecimento teórico e prático. Mais uma realização em nossa história... dividir o conhecimento!

A cada ano que passa buscamos sempre ter uma equipe competente, motivada e ativa. Pessoas que trabalham juntas, procurando em primeiro lugar o bem-estar e a saúde daqueles que nos procuram, que têm como objetivo melhorar a performance em seus esporte, ter mais disposição no dia-a-dia ou melhorar a composição corporal.

Para nós, ser nutricionista não é apenas "passar dieta", vivemos experiências únicas com clientes, nutricionistas e estagiários, que faz dessa profissão algo tão especial! Obrigado a todos que passaram pela 449 e aos que estão passando... E pelo 31 de Agosto, parabéns a todos os Nutricionistas pelo seu dia e especialmente aos Nutris da 449 (Ana, Dani e Lua)!

Vamos juntos em busca do verdadeiro "plano de saúde", onde se previne doenças a partir de uma vida ativa, imersa em uma rotina saudável e equilibrada!

Fernando & Karen 449

 ---------------------



Felipe atende na 449 às Quintas-feiras
(8:00 às 12:00 e 14:00 às 21:00)


Voltar para a lista

Clube449


Newsletter

Cadastre-se e receba e-mails com dicas e informações.

 
 

Contatos

(61) 3363-7449
(61) 98535-7449 (whatsapp)
clinica449 (skype)
contato@clinica449.com.br

Centro Clínico Sudoeste
Sala 219 - Brasília/DF

Busca

Encontre o que você precisa em todo o nosso site.